Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Nutrição, Alimentação e Saúde

A área de concentração Nutrição, Alimentação e Saúde estuda processos vinculados à qualidade e inovação em alimentos, à saúde e nutrição de indivíduos e populações e às alterações bioquímicas e fisiológicas resultantes de manipulações dietéticas sobre os sistemas orgânicos e suas implicações na saúde, por meio de modelos experimentais.

A partir da investigação e utilização de metodologias adequadas, serão desenvolvidos projetos que visam à melhoria das condições de nutrição e saúde e de avaliação de impacto de ações voltados para aprimoramento de práticas, programas e políticas de alimentação e nutrição. A essa área estarão vinculadas as duas linhas de pesquisa.

Essa organização visa a integração e a multidisciplinaridade, possibilitando aos docentes e discentes interagirem com diferentes atividades técnicas e acadêmicas. Dessa forma, os estudantes vivenciarão, dentro de um programa abrangente de pesquisa, as diversas etapas de planejamento, elaboração e execução, com vistas ao aprimoramento técnico-científico. Além da formação qualificada de pesquisadores e/ou docentes, serão gerados novos conhecimentos e tecnologias no campo da nutrição e alimentação.

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 - ALIMENTOS, DIETÉTICA E NUTRIÇÃO: Tem como objetivo o estudo das características e propriedades de alimentos, nutrientes e não nutrientes, preparações, novos alimentos desenvolvidos, além de seus efeitos sobre o estado nutricional, processos bioquímicos e metabólicos em modelos experimentais.

Docentes vinculados:

ana.leopoldo [at] ufes.br

andre.leopoldo [at] ufes.br

ANDRESSA BOLSONI LOPES
andressa.lopes [at] ufes.br

ÉRICA AGUIAR MORAES
erica_moraes12 [at] hotmail.com

ERIKA MADEIRA MOREIRA DA SILVA
erika.alimentos [at] gmail.com

JACKLINE FREITAS BRILHANTE DE SAO JOSE
jackline.jose [at] ufes.br

JOSE LUIS RAMIREZ ASCHERI
jose.ascheri [at] embrapa.br

KAROLINI ZUQUI NUNES
karol-zuqui [at] hotmail.com

LUCAS GUIMARAES FERREIRA
lucas.ferreira [at] ufes.br

ROMEU PAULO MARTINS SILVA
romeupms [at] gmail.com

Linha 2 - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE: Tem como objetivo o estudo dos problemas nutricionais e outros agravos de saúde associados, bem como os determinantes do processo saúde-doença e suas interfaces com os processos biológicos, socioeconômicos, culturais e ambientais. Investiga os determinantes da saúde e nutrição nos diferentes ciclos da vida e o impacto de intervenções em diferentes contextos.

Docentes vinculados:

carolperim [at] yahoo.com.br