IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Nutrição e Saúde

Abertura do evento

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2019 no Auditório do CCJE/UFES ocorreu o IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Nutrição e Saúde. Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde de Populações (PENSA) da UFES, o evento contou também com o apoio da FAPES, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde, e teve por objetivo promover o intercâmbio de pesquisadores da área e atualização na área do envelhecimento, estimulando a atualização de conhecimentos e o debate sobre o envelhecimento bem-sucedido e saudável.

No primeiro dia foram oferecidos dois minicursos: Nutrición y Envejecimiento, ministrado pelo Prof. Jhon Bejarano Roncacio da Universidad Nacional de Colombia e Avaliação Geriátrica Ampla, Cuidados Interdisciplinares e Multimodais na Promoção do Envelhecimento Bem-Sucedido, ministrado pelas professoras Mariângela Perez (PUC-RJ), Maria Angélica Sanchez (UERJ) e Glaucia Campos (UFES). O tema da conferência de abertura foi “Perspectiva de ciclo vital em el estudio del envejecimiento saludable", proferida pela Professora Pilar Montero da Universidad Autónoma de Madrid. Também ocorreram apresentações dos integrantes do grupo PENSA (alunos de mestrado e doutorado) com temáticas relacionadas a epidemiologia nutricional e intervenções em saúde.

No segundo dia do evento foram realizadas atividades dentre as quais se destacam: O painel "Estudos em Envelhecimento", com a presença dos professores Alex Florindo (USP), Gláucia Campos (UFES), Maria Angélica Sanchez (UERJ) e Bruno Klecius Andrade Teles (UFOB). A Mesa-Redonda com o tema "Como promover o envelhecimento saudável?" com a participação da geriatra Daniela Souza Gonçalves Barbieri (SBGG-ES) e dos professores Jhon Bejarano (Universidad Nacional de Colombia), Alex Florindo (USP) e Cenira de Andrade de Oliveira (UNATI/UFES). A professora Myrian Spinola Najas (UNIFESP) palestrou sobre a "Prevenção da sarcopenia para o envelhecimento bem-sucedido" e a palestra de encerramento teve como tema "Cidades que promovem o envelhecimento saudável", proferida pela professora Marília Louvison (USP).