EFETIVIDADE de um Programa de Intervenção Sobre Níveis Pressóricos: um Estudo Com Escolares - Vitória/es

Nome: RAIANI SPALENZA MATOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/07/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CAROLINA PERIM DE FARIA Examinador Interno
JOSE GERALDO MILL Suplente Interno
JOSÉ LUIZ MARQUES ROCHA Suplente Externo
MARIA DEL CARMEN BISI MOLINA Orientador
NAGELA VALADÃO CADE Examinador Externo

Resumo: O ambiente escolar é local privilegiado para promoção de hábitos saudáveis de vida e prevenção de doenças. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de um programa de intervenção em saúde sobre os níveis pressóricos de escolares da rede pública de ensino de Vitória/ES-Brasil. Trata-se de um estudo de intervenção realizado com 237 escolares de 6 a 12 anos de duas escolas públicas, definidas randomicamente como escola Intervenção e Controle. Foram coletados dados antropométricos, hemodinâmicos, urina de 12 horas noturna, e dados referentes à prática de atividade física e hábitos alimentares dos escolares. Todos os escolares foram avaliados no início e ao final do estudo e os participantes do grupo Intervenção foram submetidos a ações educativas que estimularam a promoção de práticas alimentares saudáveis e de atividade física. Para testar diferenças entre os grupos foram utilizados o teste qui-quadrado ou Exato de Fisher para variáveis categóricas, e teste t de Student ou Mann-Whitney para variáveis contínuas. O teste t pareado ou Wilcoxon foi utilizado para avaliar diferenças entre médias de variáveis contínuas em amostras pareadas. Foram realizados testes de correlação para avaliar a relação entre as variáveis na linha de base. A taxa de variação da pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) ao longo do seguimento, de acordo com o grupo de alocação, foi avaliada por meio de modelos generalizados lineares para medidas repetidas no tempo. Houve redução das médias da PAS (0,5 mmHg) e PAD (0,6 mmHg) no grupo intervenção, e aumento estatisticamente significativo da PAS (1,8 mmHg) e PAD (2,2 mmHg) no grupo controle (p<0,05). Foram encontradas correlações significativas entre a PAD e o tempo de exposição à tela (p< 0,01) e a qualidade da alimentação dos escolares (p< 0,05) na linha de base. Em conclusão, a proposta de intervenção realizada mostrou-se efetiva para prevenir o aumento da PA no grupo estudado, sendo factível de ser reproduzida em ambiente escolar.

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