Histórico

A inexistência de cursos de pós-graduação stricto sensu no Espírito Santo na área de Nutrição impulsionou em meados de 2014, a proposta para a criação do mestrado acadêmico em Nutrição. Assim, em 2015, foi criado o Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), a partir de um núcleo de docentes do Curso de Graduação em Nutrição em conjunto com docentes pesquisadores de outros departamentos da Ufes. Constituiu-se como o primeiro e único Programa de Pós-graduação stricto sensu do Espírito Santo a oferecer o curso de Mestrado em Nutrição, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar na pesquisa, docência e/ou no desenvolvimento de tecnologias em diferentes áreas da Nutrição, Alimentação e Saúde.
O PPGNS iniciou as atividades na área de concentração denominada Nutrição, Alimentação e Saúde, com pesquisas desenvolvidas em três linhas: 1) Qualidade e Inovação em Alimentos; 2) Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde; e 3) Adaptações Bioquímicas e Fisiológicas em Modelos de Intervenção Nutricional.
As atividades do PPGNS se iniciaram de forma muito incipiente, em uma sede improvisada, com poucos laboratórios e recursos disponíveis. Desde então, o PPGNS, por meio de ações propostas em seu planejamento estratégico, com apoio da PRPPG e direção do CCS, vem conseguindo importantes resultados no que diz respeito à estrutura física (nova sede, salas de aulas e laboratórios), como também na consolidação de grupos de pesquisas, pesquisadores e da produção científica.
Ao final de 2016, com apenas dois anos de existência, o PPGNS passou pela avaliação quadrienal 2017 da Capes. O desempenho do programa foi considerado compatível com a nota três. Na avaliação quadrienal 2021, o desempenho do programa foi compatível com o aumento da nota para quatro.
O PPGNS tem mostrado, pelos seus indicadores, que se encontra em uma fase importante de seu desenvolvimento, e tem mostrado seu amadurecimento intelectual, sua capacidade, compromisso e importância para a formação docente e o desenvolvimento da pesquisa, inovação e tecnologia no cenário capixaba e nacional.
A manutenção do caráter interdepartamental e interprofissional é fundamental e um dos pontos fortes do PPGNS, por integrar pesquisas na área de Nutrição, Alimentação e Saúde, desenvolvidas por docentes de diferentes formações acadêmicas e áreas de atuação. Em 2021, foi realizada a reestruturação das linhas de pesquisa do Programa, assim como de toda estrutura curricular do curso de mestrado. As três linhas de pesquisas foram reorganizadas em duas linhas, assim denominadas: 1) Alimentos, Dietética e Nutrição; e 2) Diagnóstico e intervenção em nutrição e saúde. A reestruturação das linhas de pesquisa foi estratégica para promover a sustentabilidade do Programa, na medida que equilibrou a força de trabalho das linhas, e consequentemente dos indicadores de formação e produção. Além disso, foi fundamental para otimizar as condições de trabalho dos docentes e discentes, com equilíbrio na oferta de disciplinas por linha de pesquisa, na participação representativa de docentes nas diferentes comissões, permitindo o contínuo desenvolvimento de pesquisas de ponta, e consequentemente a formação de recursos humanos capacitados a atuar em atividades de ensino e pesquisa na área.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 84 mestres e conta com 57 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2023-2025:
Coordenador: Fabiano Kenji Haraguchi.
Coordenadora-Adjunta: Luciane Bresciani Salaroli.

Período: 2021-2023:
Coordenador: Fabiano Kenji Haraguchi.
Coordenador-Adjunto: Luís Carlos Lopes Junior.

Período: 2019-2021:
Coordenadora: Luciane Bresciani Salaroli.
Coordenadora-Adjunta: Jackline Freitas Brilhante de São José.

Período: 2017-2019:
Coordenador(a): Maria del Carmen Bisi Molina.
Coordenadora-Adjunta: Jackline Freitas Brilhante de São José.

Período: 2015-2017:
Coordenadora: Maria del Carmen Bisi Molina.
Coordenadora-Adjunta: Erika Madeira Moreira da Silva.

Histórico do conceito CAPES do programa:

Quadriênio 2021-2024: Nota 4.
Quadriênio 2016-2020: Nota 3.

Acesso à informação
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