Defesa de dissertação de mestrado - Rebeca Birro Marinho De Oliveira

Título do trabalho: CINTURA HIPERTRIGLICERIDÊMICA E FATORES ASSOCIADOS EM POPULAÇÃO RURAL DO SUDESTE BRASILEIRO

Discente: Rebeca Birro Marinho de Oliveira

Data de defesa: 20/08/2019

Local: Sala de aula do PPGNS.

Banca Examinadora:

Luciane Bresciani Salaroli (Orientador);

Maria del Carmen Bisi Molina (Examinador Interno);

Mirian Patricia Castro Pereira Paixao (Examinador Externo);

Valdete Regina Guandalini (Suplente Interno);

Edson Theodoro dos Santos Neto (Suplente Externo).

A Cintura Hipertrigliceridêmica é caracterizada por circunferência da cintura aumentada e elevação nos níveis de triglicerídeos, sendo um indicador da presença da tríade metabólica aterogênica (GOMEZ-HUELGAS et al., 2011; LEMIEUX et al., 2000). Sua identificação permite o rastreio de alto risco cardiometabólico em indivíduos que não apresentam sintomas, podendo ser um bom marcador de obesidade visceral e de alterações metabólicas características da Síndrome Metabólica (SM) (LEMIEUX et al., 2007; NÚÑEZ-CORTÉS et al., 2015). Por ser uma medida fácil de mensurar e que apresenta baixo custo, sua aplicação na prática clínica pode facilitar a identificação de fatores de risco na população, já que estudos comprovaram sua associação com doença renal crônica (ZENG et al., 2016), hipertensão arterial (JANGHORBANI et al., 2017), diabetes (AMINI et al., 2011; BRAZ et al., 2017; REN et al., 2016) e hiperuricemia (CHEN et al., 2017). Sendo assim, é fundamental a utilização de ferramentas facilitadoras na identificação de fatores de risco nas populações rurais e que preferencialmente sejam de baixo custo, já que existe um consenso de que em localidades rurais o acesso a serviços de saúde são escassos o que pode influenciar diretamente nas condições de saúde dessas populações (BELLAMY; BOLIN; GAMM, 2011).