Defesa de dissertação – Julia Anhoque Cavalcanti Marcarini

Estado nutricional, biomarcadores inflamatórios e qualidade de vida de mulheres com câncer de mama recebendo quimioterapia ambulatorial

Introdução: Pacientes com câncer de mama em tratamento quimioterápico apresentam prejuízos em seu estado nutricional, os quais podem estar associados principalmente ao aumento de peso. Outra característica do câncer é a presença da inflamação sistêmica, relacionada tanto com o processo de desenvolvimento do tumor, quanto como consequência da quimioterapia. Todos esstes fatores impactam sobremaneira a qualidade de vida das pacientes. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e os biomarcadores inflamatórios de mulheres com câncer de mama não metastático recebendo quimioterapia ambulatorial e identificar sua associação com variáveis sóciodemográficas, clínicas e de qualidade de vida. Metodologia: Estudo longitudinal prospectivo conduzido no Hospital Santa Rita de Cássia - referência em tratamento de câncer no estado do Espírito Santo. Serão incluídas as pacientes que atenderem aos seguintes critérios de elegibilidade: a) mulheres com idade acima de 18 anos; b) com diagnóstico anatomopatológico de câncer de mama em estadiamento I, II ou III; e c) pacientes (apenas casos novos) submetidos a quimioterapia ambulatorial. Os critérios de exclusão compreendem: a) pacientes com história prévia de tratamento para câncer (quimioterapia radioterapia); b) pacientes submetidos à radioterapia concomitante; c) pacientes em cuidados paliativos exclusivos. Os instrumentos para coleta de dados incluem: 1) Ficha de caracterização sociodemográfica e clínica a partir da ficha do tumor do Registro Hospitalar de Câncer (RHC); 2) Nutritional Risk Screening (NRS-2002); 3) Avaliação dietética; 4) Avaliação antropométrica; 5) O EQ-5D-3L, para avaliar a qualidade de vida. Será realizada no 1o e 3o ciclo de quimioterapia análise do hemograma, para avaliação de aspectos inflamatórios (Razão Neutrófilo-Linfócito e Razão Plaquetas – Linfócitos), bem como coleta de amostra de proteína C reativa (PCR). Todas as análises serão realizadas utilizando o software estatístico R (versão 4.2.2) e o software RStudio (versão 2023.03.1), com nível de significância (alfa) fixado em 5%. Resultados: Houve predominância de pacientes com sobrepeso, com aumento no 3o ciclo de QT. Cerca de 6,67% e 10% das pacientes apresentaram risco nutricional pela NRS-2002 no 1o e 3o ciclo de QT, respectivamente. Ansiedade/depressão foi mais frequente no 1o ciclo de QT, com associação significativa com risco nutricional (p=0,002). As variáveis idade no 3o ciclo e dor/desconforto no 1o ciclo de QT (p=0,049 e p=0,043, respectivamente), apresentaram associação significativa com o risco nutricional. Em adição, a PCR esteve elevada já no primeiro ciclo de quimioterapia, mantendo-se da mesma forma no terceiro ciclo do tratamento. Já a RNL e RPL apresentaram médias abaixo da recomendação, porém se elevaram ao longo do tratamento quimioterápico. Variáveis como cor autorreferida, circunferência da cintura (CC), Índice de Massa Corporal (IMC), prega cutânea tricipital (PCT) e área de perímetro do braço (APB) mostraram associação com a PCR. A RNL foi associada ao estado civil, estadiamento, TNM, diabetes e área muscular do braço corrigida (AMBC). Conclusão: Essa pesquisa enfatiza a interação complexa entre estado nutricional, sintomas neuropsicológicos e características sociodemográficas e inflamatórias de pacientes com câncer de mama não metastático durante o tratamento quimioterápico, destacando a necessidade de intervenções personalizadas para qualificar o cuidado em Oncologia.

Julia Anhoque Cavalcanti Marcarini

Luís Carlos Lopes Júnior