Defesa de dissertação – Mariana de Souza Vieira

Relação entre Sarcopenia, Gordura Visceral e Qualidade de Vida Relacionada à Saúde: Evidências de um estudo transversal em mulheres com câncer de mama

Mulheres com câncer de mama enfrentam prejuízos em sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) associados à sarcopenia e aumento da gordura visceral (GV). Portanto, este estudo apresenta dois objetivos: 1. Investigar a associação dos componentes da sarcopenia com QVRS e seus domínios; e 2. Avaliar a associação entre QVRS e seus domínios com GV em mulheres com câncer de mama. Trata-se de um estudo transversal, realizado em um ambulatório de mastologia de um hospital público do sudeste brasileiro, entre janeiro de 2021 a dezembro de 2022. Foram incluídas mulheres entre 30 e 80 anos, diagnosticadas com câncer de mama, com tempo de diagnóstico ≤12 meses, sem metástase ou outra malignidade e sem recidivas. A QVRS e seus domínios foram avaliados pelos instrumentos European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire Core 30 (EORTC QLQ-C30) e Breast Cancer-specific Core 23 (EORTC QLQ-BR23). Os componentes da sarcopenia (força e massa muscular e desempenho físico) foram avaliados pela força de preensão manual (FPM), índice de massa muscular esquelética apendicular (IMMEA) e teste Timed Up and Go (TUGT), respectivamente. A GV foi obtida por absorciometria por raios X de dupla energia (DXA). Modelos de regressão linear múltipla e multivariada foram conduzidos para verificar a associação entre variáveis de exposição e desfechos. O nível de significância adotado foi p<0,05. Avaliou-se 114 mulheres com idade média de 55,2 ± 11,3 anos. A FPM e o IMMEA estavam adequados em 87,7% e 79,8%, respectivamente. O TUGT estava normal em 95,6%. A GV e o %GC estavam elevados em 62,5% e 86,0%, respectivamente. Na análise de regressão, FPM permaneceu associada à função cognitiva (p=0,047) e perda de apetite (p=0,012). O TUGT manteve-se associado à saúde global (p=0,005) e escala funcional (p=0,002) do QLQ-C30. A FPM e o TUGT ainda permaneceram associados à escala dos sintomas (p=0,017 e p=0,008, respectivamente) do QLQ-BR23. A GV manteve-se associada à escala funcional (p=0,013), função física (p=0,011), papel funcional (p=0,009), função social (p=0,047) e à escala de sintomas (p=0,003), fadiga (p=0,043), dor (p<0,001) e insônia (p=0,008). A força muscular esteve associada à função cognitiva e perda de apetite e o desempenho físico à saúde global e escala funcional, enquanto a elevada GV associou-se à funcionalidade e fadiga, dor e insônia das mulheres com câncer de mama.

Mariana de Souza Vieira

Valdete Regina Guandalini